sexta-feira, 13 de março de 2009

Review 35mm

O que faz um pelotão de Rangers do Exercito Norte Americano a procura do Jason Bourne numa França ocupada por alemães que um dia irão ter filhos e netos que me vão chatear a cabeça?

Exactamente...

Spielberg deu-nos a conhecer em 98 um dos melhores (não o melhor) filme sobre a 2º grande guerra.
Apos desembarque no norte de França, normadamente na Normadie (segundo registos históricos foi a segunda maior invasão que o planeta já viu) os varios batalhões combateram entre eles o pelotão do Capitão Miller que leva os seus bravos soldados até a gloria nessa batalha epica.
Enquanto corria a batalha nas praias a Airborne Division (para os incultos, Pára-quedista) falharam o salto porque os seus aviões encontravam-se por baixo de fogo de artilharia pesada dando assim ordens aos Boinas Verdes saltaram para não haver mais baixas espalhando os airborne pelo norte do pais dos Avecs.
Um pouco de historia:
Esta foi a primeira missão a nível mundial em que os para quedistas foram usados.
O que era uma batalha sem um sistema de comunicação eficiente? Nada!
Ora, após de os serviços militares terem descoberto que morreram dois homens cujo mãe era a mesma deram ao Capitão Miller (Tom Hanks aka I'm Forrest Forrest Gumb) a missão de encontrar o filho perdido que juntamente com s outros Boinas Verdes se espalharam pelos campos franceses para traze-lo de volta para os bracinhos da mãe.

O realizador conseguio trazer-nos a sensação do quão horrivel é a guerra. Ele faz-nos mostrar que soldados são simplesmente carne para canhão servido num tabuleiro de prata aos inimigos tal como aconteceu na invasão onde milhares de homens de varias frentes perderam a vida. Não só americanos mas também britanicos, autralianos e canadianos perderam 21 gramas.

O filme foi um sucesso tão grande que em 2001 Tom Hanks produziu com o Spielberg a Mini-Serie Band of Brothers que conta a historia dos Airborne que se perderam na Normandie até a chegada a Berlim.

Depois do filme surgiram varios video jogos como o Medal of Honor e Call of Duty. Jogos esses que papai todos e de vez em quando ainda jogo.
Destaca-se tambem a excelente interpretação de Barry Pepper como atirador furtivo.

Sem comentários: