quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Review 35mm The Dirty Dozen

Como já não fazia um Review 35mm já à algum tempo decidi hoje ocupar um pouco do meu precioso tempo em escrever um texto assim mais ou menos bem escrevido…quer dizer escrito.

Robert Aldrich que nos deu 1965 um clássico do cinema de Aventura, O Voo da Fénix (The Flight of the Phoenix) presenteou-nos um dos melhores filmes com cenário na segunda grande guerra. Um filme que conta a historia de 12 soldados americanos prisioneiros. Doze Indomáveis Patifes (The Dirty Dozen). Um filme de 1967 interpretado por grandes nomes do cinema como Charles Bronson, Lee Marvin, Donald Sutherland e o nosso tão estimado Kojak o Telly Savalas. Destes actores só um ainda está vivo.
Major Reisman (Lee Marvin) é o eleito para escolher 12 dos mais chanfrados soldados que o Exercito tem para oferecer. O Objectivo é treinar esses 12 homens para uma missão suicida na Alemanha Nazi.
Ora, e aonde é que se podia arranjar 12 idiotas completamente fritos do miolo? Na prisão militar.
Basicamente o filme desenrola-se no campo/prisão de treino porque apesar de serem soldados continuam detidos até à Missão. O acordo entre os 12 patifes e os Exercito foi não ter que voltar para choldra depois da missão.


O filme é uma comédia militar com muita acção à la anos 60 que inspirou o filme italiano Quel maledetto trenó blindato de 1978 que este por sua vez inspirou a mente perturbada do Tarantino no seu mais recente filme Inglorious Basterds.

Sem comentários: