quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eu como só escrevo o título quando acabo de escrever o texto. Agora posso dizer que não tinha razão, mas só percebi no fim.

Estou indignado, e tenho de deixar aqui o meu protesto. Ontem fui beber uma cerveja, fresquinha, e sabem quanto é que me pediram pela cerveja, uma cerveja, só uma atenção, 3 euros! 3 euros por uma cerveja. Uma cerveja normal, tinha uma carica, 2 rótulos, um no gargalo o outro no local onde por norma se agarra a garrafa. Eu perguntei e o barman confirmou-me que era de vidro como qualquer outra. E deixei lá 3euros.

Agora, eu sei que há uma coisa que se chama custo de oportunidade. Um copo de àgua no deserto vai sempre custar mais do que um copo de àgua num café numa cidade. Mas 3 euros por uma cerveja não pode ser o melhor preço. Não é o preço justo, isso não é com certeza, e nem é o preço que maximiza o lucro ao estabelecimento.

Porque um gajo com dinheiro, claro que paga os 3 euros pela cerveja, até paga 10 se estiver para aí virado. Mas um gajo com dinheiro não bebe cerveja super bock. Bebe vinho ou whisky ou qualquer coisa mais sofisticada. Por isso o negócio da cerveja não tem como alvo esse tipo de consumidor. A cerveja é para aquele desgraçado que está na discoteca por acaso, aconteceu acabar lá a noite mas ele nem sabe bem como nem porquê. E como já só tem 10 euros no bolso, e ainda vai apanhar um taxi, vai ter de pedir a bebida mais barata. Ora quando a bebida mais barata é 3 euros. Se pede uma segunda bebida das mais baratas, já só fica com 4 euros para o taxi. E arrisca-se a ser obrigado a pedir ao taxista para parar a meio do caminho, no intendente, porque o taximetro já ultrapassa os 4 euros. E a partir de então, segue-se um agradável passeio, às 4 da manhã, entre putas e agarrdos, sempre com aquele sentimento que são só mais 4 passos para levares uma facada. Que é aquele factor surpresa que motiva o passeio.

E pronto. Resultado. O consumidor como não quer passar por esta experiência, não pede a segunda bebida, e o bar tem de lucro 3 euros. Menos os 25 centimos que deve ter sido o preço daquilo para o estabelecimento, 2,75. Agora se a cerveja fosse 2 euros, reparem, o mesmo consumidor já podia pedir duas, e o lucro subia logo para 3,50.

E aquele argumento de que as bebidas são caras porque eles não querem que os clientes fiquem demasiadamente embriagados e começem a provocar disturbios. É falso. Porque o que acontece é que as pessoas já conhecendo a maneira como determinados estabelecimentos praticam os preços, vão ficar extremamente embriagados na tasca. Vão passar a noite a beber cerveja a 50 centimos. Cria-se o habito, e quando entram no estabelecimento e lhes é pedido 3 euros pelo mesmo produto que 10 minutos antes valia 0,50 euros. Aí é que começam os disturbios.

E o outro argumento que o estabelecimento pratica esses preços altos, porque não é graças a consumidores como eu que sobrevive, mas sim graças aos outros que têm realmente dinheiro e investem todas as noites 100 euros. E que eles até preferiam que os consumidores como eu ficassem na tasca para não ocupar espaço... pronto esse é um bom argumento. E secalhar é isso. Se calhar não lhes faz muita falta os meus 10 euros... pronto ao menos já discortinei a coisa. É sempre bom pensar alto hem? Bom então já cá não está quem falou.

E agora uma música que não está minimamente relacionada com o que foi escrito. Parace uma mulher num jogo de fotebol.



pmp