quinta-feira, 5 de março de 2009

Review 35mm

O que tem o Padrinho haver com bombas Napalm pela manhã, Surf e o Wagner?

Tudo meus caros. Simplesmente tudo.

Estou a falar da indiscutível pérola do cinema Apocalypse Now.

Francis Ford Coppola deu-nos em 79 como presente o provavelmente melhor filme com o cenário em Vietname já alguma vez feito.

Corria aquela guerra maluca nos anos 60 a qual se revelou e cresceu nos EUA a ordem Hippie que protestava contra esse acto de violência no qual os veteranos foram apedrejados e cuspidos no seu próprio solo por esse movimento de drogados hipócritas, anyway…

O Capitão Willard (Martin Sheen, o pai do famoso Emílio Estvez e Charlie Sheen) é enviado para uma missão, diga-mos um pouco estranha.

Ele tem de ir mais uma tripulação de jovens soldados, entre eles o Morpheus (Lawrence Fishburn) numa pequena embarcação blindada até ao Cambodja deter um Ex-Ranger que se passou completamente da mioleira (O nosso épico e histórico Don Corleone aka Marlon Brando)

O Coronel Kurtz (Brando) exagerou em criar movimentos anti-americanos e o que ele fez foi organizar numas ruínas na selva do Cambodja um exército privado constituído por nativos que não tem dó nem piedade em decapitar pequenos cachorinhos de 3 meses.

A missão do Capitão Willard é percorrer o rio deste do Vietname até aquele pais vizinho onde se encontra Kurtz para o tirar do cenário porque a sua popularidade está a crescer num Cambodja cada vez mais vermelha…(Khmers vermelhos, eu sou mesmo culto)

Conforme a tribulação vai navegando rio abaixo vão acontecendo certos e determinados episódios de maluqueiras e traumas. Alucinações e LSD. Oficiais perversos (palavra que significa diferente, anormal e nada tem haver com conteúdos sexuais como a sociedade nos quer mostrar) que adoram ópera, surf e Napalm.

Cenários de terror que nos mostram o quanto podre foi aquela guerra.

Um obra de arte que esteve recentemente no cinema de novo como versão Redux com cenas nunca antes vistas e com um final alternativo.

Quem gosta de cinema este tem de estar obrigatoriamente na lista porque se não estiver então podem dedicar-se em fazer petições para que as séries dos Morangos com Açúcar saem o mais depressa possível em BlueRay.

6 comentários:

pmp disse...

This is the end... beautiful friend. my only friend the end

...The killer awoke before dawn, he put his boots on... que se lixe vou por a música.

Casimiro dos Plásticos disse...

Palma, eu fiquei surpreendido que tenhas o conhecimento desse estrondo sonoro nessa película.
A maioria nem sabe quem é o Marlon Brando e tu comentas-me este post de uma maneira alternativa e inteligente.

(não estou a brincar)

pmp disse...

:) obrigado casimiro. Eu gosto muito de comentar os teus post, aquele já tem uns 20 comments meus, e vai ter muitos mais, vamos chegar aos 100 vais ver. Beijinhos.

bernardo o atrasado disse...

marlon brando foi bom foi no filme "o ultimo tango em paris".

Nemesis disse...

o Bernardo saiu da toca :|

Casimiro dos Plásticos disse...

Não sei se foi para o Apocalypse Now que o Brando ganhou o Oscar mas nem pôs os presuntos na Gala para o receber.

Subiu uma nativa Americana (india) ao Palco e diz para 100 milhões de americanos "O Marlon não quer esse prémio.
Roger Moore (James Bond) que estava a< apresentar a cerimonia ficou com a estatueta e fez a festa na quinta dele.