quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um assunto mais delicado.

Este Post é um pouco mais sério do que aqueles a que os nossos leitores estão habituados..
Sinto, desde que me lembro, uma enorme admiração pela biodiversidade marinha e tudo isso causado pelos documentários de Jean Jacques Cousteau e da sua famosa embarcação chamada Calipso. Era com um enorme fascinio que via o mundo submerso, algo inalcançável e misterioso... Muito mais do que qualquer outro planeta no nosso sistema solar. Como é que era possível termos algo tão perto de nós e ao mesmo tempo tão distante? Apenas posso resumi-lo em duas palavras: Belo e Enigmático. As mais belas obras de arte da Mãe Natureza estão nos Oceanos e ninguém pode negá-lo.

Fui criado junto ao Mar. As minhas melhores memórias com os meus amigos foram na praia. As noites mais belas foram passadas num Cabo a ouvir as ondas a baterem nas rochas e a apreciar o Reflexo da Lua nas águas geladas do Atlântico.
Tornei-me mergulhador para estar um pouco mais perto dessa realidade. Tornei-me uma especie de Astronauta, ou melhor, um aquanauta que explora os confins do Mar.
Já há muito que o homem mostra um enorme desrespeito pelos nossos Oceanos. As pescas estão descontroladas e as areas protegidas são poucas.
Vou partilhar convosco um exemplo da falta de respeito que existe em Portugal no que toca aos os crustaceos, nomeadamente a Santola e a Sapateira. Cada vez menos vejo menos nas minhas saidas de mergulho Mas porquê?
Os pescadores dessas especies usam redes bastante finas para as capturar. Logo, se apanharem exemplares mais pequenos que não poderão ser vendidos nas lotas - em vez de os retirarem das redes para os poderes mandar de volta à água, usam um pequeno martelo para os desfazer em mil pedaços porque é muito mais fácil fazer isso do que retira-los das malhas. Este é apenas um dos muitos e muitos exemplos. Que moral têm para depois se queixarem de não ter apoios do estado e armam-se em pobres desgraçados. Labregos ignorantes, é o que eu lhes chamo.
A Greenpeace Portugal barricou a entrada do Pingo Doce no Cais de Sodré em Lisboa para alertar os consumidores que os supermercados daquele grupo (Pingo Doce e Feira Nova) continuam a contribuir para os esgotamento dos oceanos.

Caros leitores e leitoras, amigos e amigas, sinto que é uma obrigação minha apresentar-vos o Site da Greenpeace Portugal.
Por favor deem uma vista de olhos:
http://www.greenpeace.org/portugal/

É da responsabilidade de todos contribuir para o bem do Planeta. Afinal de contas, esta é a nossa verdadeira casa.

Sem comentários: