quarta-feira, 1 de abril de 2009

Bach no CCB

Fui jantar fora, porque não havia comida em casa. E no restaurante, numa mesa ao lado da minha, estavam uns senhores, de aspecto regular, que falavam, sem qualquer pudor, da falta de qualidades do Queiroz.

É uma situação muito comum, a do português que julga o treinador de fotebol, tal um juiz julga um assassino condenado à pena capital. Mas estes, que referi ainda agora, faziam as suas observações ao comportamento do Queiroz, com uma segurança e determinação tal, que, não fosse as suas vestes de enfermeiro, eu arriscava dizer que eram especialistas de futebol, e estavam inteirados de todos os pormenores dentro da equipa de trabalho da selecção nacional.

Porque, se há vezes que as tarefas mais simples, como ir levar o lixo ao ecoponto, têm as mais inesperadas dificuldades, que podem não ter nada a ver com o ir levar o lixo ao seu destino, e que fazem-nos tomar decições que, para alguém que não conheça essas dificuldades, parecem estupidas. O que dizer de tarefas como liderar um grupo de pessoas, na direcção de um fim, bem mais ambicioso do que o ecoponto?

Porque vocês não sabem o que é treinar a selecção nacional. Mesmo que já tenham treinado o Chelsea, para exagerar, não podem dizer qualquer coisa como: "o Qeuiroz é muita mau, porque não poe o jogador tal a titular". Ai é... então imaginem que o tal jogador, mesmo antes de começar o jogo, diz que não quer jogar à bola porque está a doer-lhe a barriga, ou não se sente confiante, ou simplesmente não quer jogar, pode acontecer. E vocês não sabem!

E se o jogador porta-se mal nos treinos!? E se o facto de ele estar a jogar, provoca azia nos seus companheiros? E se ele é uma pessoa que não gosta de entrar de inicio? Fica nervoso. E o Queiroz, por ser uma pessoas que estudou psicologia desportiva, sabe que ele vai ter melhor proveito, se entrar quando já tiverem passado 37 minutos, ou 40min., ou quando a equipa marcar um golo, ou quando a outra equipa marcar um golo.

Porque hà jogadores que, têm uma maneira de pensar, e um perfil muito peculiar. Há jogadores que só jogam bem, ou jogam melhor, se entrarem quando a equipa está a perder. Porque dessa meneira, sentem que estão a entrar vestidos no papel de heroi, que vai salvar a equipa da morte certa. Então entram motivadíssimos, e jogam como uns leões. E é nessa altura que há um emplastro em casa a dizer: " Este treinador é burro, porque é que ele não o pôs a jogar mais cedo".

Pois é! Porque trabalhar com pessoas, é muito complicado, nada linear. Bem mas agora tenho de ir fazer o trabalho do Cunha, hoje vai ser uma directa. Mas filizmente hoje fui ouvir uns textos do Gógol no CCB, sinto-me inspirado para inventar o trabalho cientifico mais fictício que já foi feito. Vai ser tudo pura invenção! Com um bocado de sorte ele não descobre. Se não tiver esta sorta sempre tenho o proximo ano para o fazer outra vez, acho que eles não vai cancelar a cadeira.

Boa noite e



Não me lembro se é esta que é ouvida no filme "seven" na parte que o Morgan Freeman entra na biblioteca, e estão os funcionários a jogar poker. Mas se não é olha, paciência.

PMP

8 comentários:

Nemesis disse...

porra cada dias escreves mais...resume lá isso que dps passo por cá para ler...

pmp disse...

isto no funto foi a unica maneira que eu arranjei (havia mais mas esta era a mais fácil) para adiar o trabalho que tinha de fazer ontem, e acabei por nao fazer.

e fala sobre a formula da felecidade eterna, descoberta por mim ontem. Está lá para o meio do texto. Agora, tu é que sabes se não queres ler...

Casimiro dos Plásticos disse...

meu deus...tantos erros

Nemesis disse...

eu até gostava de ler..mas chego á segunda frase do terceiro paragrafo e perco me lool

vá eu quero saber como ser feliz... faz me lá esse favor...um resumozinho... coisinha para ter só dois parágrafos não ?

pmp disse...

pronto vou tentar. mas olha que a forma da felecidade resumida nao parece nada a formula da felecidade.

bernardo o atrasado disse...

felecidade? FODASSE

pmp disse...

só abre a boca para criticar. realmente ha pessoas muito estupidas! PALHAÇO!!!

vais ao parque este fim de semana? Claro que não né! PALHAÇO

Nemesis disse...

LOL o bernardo prefere não escrever a fazer figuras pmp...que ricos companheiros tu aqui tens...

uma pessoa aqui a fazer uma força para não comentar este blog pela negativa...e quando chega cá são os próprios elementos a cavar a sepultura.. lol